Com o mercado imobiliário em fase de crescimento, as construtoras do Sul Fluminense estão começando a investir em empreendimentos diferenciados, voltados para novos públicos. As famílias das classes C e D são agora o alvo do mercado imobiliário. Em franca ascensão, muitas delas começam a investir no tão almejado sonho da casa própria.
“A estabilidade econômica, acompanhada do lançamento de linhas de crédito mais longas e do programa Minha Casa, Minha Cida, está beneficiando muitas famílias destas classes, que deixam de pagar aluguel e investem na compra de um imóvel próprio”, opina José Francisco Medeiros, diretor de uma empresa do setor.
Com isso surgem também novas oportunidades de negócios para as construtoras. “Os empresários da construção civil estão atentos a essa mudança do perfil consumidor da região. Prova disso são os lançamentos imobiliários que crescem a cada dia”, garante José Francisco.
Em Barra Mansa, lançamentos recentes são direcionados para a classe média. Com faixa de preço entre R$ 67 mil e R$ 89 mil, os imóveis estão preenchendo uma lacuna de mais de uma década. “A renda per capita da população da cidade cresceu nos últimos anos, mas as construtoras não investiram em imóveis para a classe média, o que gerou muita demanda e pouca oferta. Hoje, esse cenário começou a mudar”, acredita.